A Universidade Federal da Bahia (UFBA) está inserida no Movimento de Acesso Aberto (MAA), tanto através da via verde quanto da via dourada. Mas o que quer dizer via verde e via dourada?
O MAA em sua constituição no início dos anos 2000, indicava a necessidade da criação de canais de comunicação científica em acesso aberto. Um desses canais foi a criação de repositórios institucionais ou temáticos, que adotaria como estratégias de inserção de documentos o autoarquivamento, e foi denominada de via verde. A outra estratégia conhecida como via dourada é representada pelas revistas científicas em acesso aberto.
O tema de hoje trará a perspectiva da via verde, representada pelo Repositório Institucional, em especial o RI-UFBA.
O RI-UFBA foi implementado na instituição em 2010, por esse motivo a nossa homenagem no primeiro post, em informar o seu décimo ano atuação. Nessa implantação do RI-UFBA, uma das primeiras comunidades a serem povoadas foi a da Editora universitária da UFBA, a EDUFBA.
A EDUFBA além de editar e publicar livros impressos, disponibiliza no repositório da UFBA centenas de livros em diversos formatos digitais, PDF, E-PUB, Áudio livros e todos completos.
Há diversas coleções disponíveis;
Há divisão de livros por área do conhecimento;
Tem também a coleção E-Livros, em que o leitor pode baixar o livro e ler em formato E-Pub, de forma simples e confortável.
Vocês sabiam, que mesmo o RI-UFBA tendo sido criado em 2010 é possível encontrar livros da década de 1980 disponibilizados de forma completa no repositório?
Vocês irão se surpreender com a quantidade de livros completos que encontrarão no RI-UFBA.
Fica a dica!
Acessa o RI-UFBA, vai até a comunidade da EDUFBA e boas leituras!
Para facilitar também segue o link direto para a comunidade da EDUFBA.
Até o próximo post, e aproveitem as leituras.
Comments